Noticias‎ > ‎

NA BOCA DO INFERNO - 1

postado em 6 de ago de 2012 18:40 por Renato Garcia da Silva   [ 6 de ago de 2012 18:41 atualizado‎(s)‎ ]
Fiscalização nos moldes do Torneio de Pirassunnga amedronta os passarinheiros do oeste do Paraná, durante a abertura da Copa Oeste, realizada pela SOVEL - Sociedade Ornitológica de Cascavel.
No começo da manhã, fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal de vários estados do país interd9taraka sede do Círculo Militar de oficiais do exército, instalado na Vila Militar da Cidade.
Pelos relatos a ação foi dura: a primeira medida foi interditar o local, proibindo a entrada e saída de qualquer passarinheiro.
Os que tinham passarinho nos carros, estacionados do lado de fora, foram acompanhados por um agente e o mesmo levado para o ginásio para posterior fiscalização.
O número de fiscais e policias federais é desencontrado, o que se justifica pelo pavor de quem teve que ficar isolado o dia inteiro (até agora 19 horas) tem gente no local, à espera do momento da "checagem".
Os pássaros, na maioria trincas, estão sendo checados um a um, com paquímetro digital e outros instrumentos, cabendo ao proprietário a responsabilidade de pegá-los na mão, quando necessário.
Muita gente foi encaminhada à unidade da Policia /federal de Cascavel - de camburaão - e cerca de 30 pessoas, segundo informações de advogados que estão no local, estão algemadas, à espera do juiz.
O número pode aumentar. Os passarinheiros são acusados de fraudar sinal público e podem pegar pena de 2 a 6 anos , se não tiverem condições de pagar fiança.
No meio da manhã, assim que recebemos a notícia, entramos em contato com o deputado Marquezelli que prometeu protestar de forma enérgica, durante reunião com o presidente do IBAMA, na próxima terça-feira, em Brasília.
Enquanto escrevo, resolvo a inormação que outras 20 pessoas estão sendo encaminhadas à sede da PF, de camburão, encerrando a operação.
No final da operação foram vistos pássaros mortos, só que não permitirm fotogrias e nem filmagens e há rumores de que o presidente do clube será responsabilizado pelos pássaros que alguns expositores abandonaram  no local.

Qualquer novidade, informo ainda hoje.

Abraço a todos

Miguel Tanamati
Presidente FECRIPAR


Comments