Noticias‎ > ‎

Notícias da Metro - Discussão no Meio Ambiente

postado em 24 de mar de 2012 17:09 por Renato Garcia da Silva

Pássaros são tema de discussão no Meio Ambiente

Deputados cobram soluções para reivindicações dos criadores de pássaros em encontro com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Em reunião nesta quarta-feira (21), os parlamentares membros da Bancada Eco Passarinheira apresentaram uma pauta com os fatores prejudiciais a pratica da atividade.

Segundo o coordenador da Bancada, deputado Nelson Marquezelli, além de uma regulamentação adequada, o fornecimento de anilhas é o principal problema enfrentado pela categoria na atualidade. “Há mais de três anos tentamos resolver essa situação. Todos os dias recebemos uma série de queixas por parte de criadores de todo o país alegando que pagaram e ainda não receberam as anilhas”, reintera o parlamentar.

Na oportunidade, os demais deputados presentes, deputado Otávio Leite, Sandro Mabel, Carlaile Pedrosa e Luiz Carlos Heinze, também enfatizam a demora no processo de liberação do sistema de cadastramento. Os parlamentares destacaram a luta diária de quem desenvolve a atividade de forma legalizada.

Marquezelli fez questão de informar ao presidente do IBAMA, Curt Trennepoh, e o Secretário de Biodiversidade e Florestas, Roberto Brandão Cavalcanti, que acompanharam a reunião que os criadores são os mais interessados no combate ao tráfico de animais e ao contrabando. Para o deputado é importante que os criminosos sejam diferenciados dos passarinheiros.

Em resposta aos deputados à ministra se posicionou favorável para resolver os problemas. Diante do atual empasse levantado pelo presidente do IBAMA (a suspensão do edital de credenciamento das fábricas pelo parecer da AGU que questionou a competência do IBAMA frente à Lei complementar n. 140, que transfere para os Estados a questão relativa à fauna), solicitou nova audiência com a presença do ministro da AGU, Luiz Adams.

Na oportunidade, a ministra espera encontrar um encaminhamento jurídico para solucionar a questão. Informou ainda que o ministério está a disposição para atender os deputados e trabalhar em comum acordo para que haja um entendimento entre o setor e o IBAMA.

Veja as fotos:

https://picasaweb.google.com/103811686558323715432/Passarinheiros#

Site do Marquezelli

http://www.marquezelli.com.br/passarinheiros/criacao-de-passaros-e-tema-de-discussao-no-ministerio-do-meio-ambiente

Comments