Noticias‎ > ‎

Polícia fiscaliza criadores de pássaros na região de Votuporanga/SP

postado em 2 de jun de 2012 18:28 por Renato Garcia da Silva   [ 2 de jun de 2012 18:28 atualizado‎(s)‎ ]

Polícia fiscaliza criadores de pássaros na região de Votuporanga/SP

A Polícia Ambiental de Votuporanga (SP) está de olho em mais de 500 criadores de pássaros da região. Começou nesta quarta-feira (30) a operação “Bicho Solto”, que visa flagrar aqueles criadores que adulteram o registro das aves.

Neste primeiro dia de operação, mais de 50 aves foram apreendidas e os donos, multados. Os policias vão de casa a casa visitando os criadores de mais de 40 cidades. Os policiais verificam o anel do animal, que é liberado apenas pelo Ibama.

Na região de Jales (SP), mais de 30 aves já foram apreendidas. Algumas delas com anilhas adulteradas e outras, sem registro. “O criador tem de cadastrar o animal no órgão ambiental. Todo problema com o bicho, como morte ou se ele fugiu, ele tem de atualizar estas informações por meio do registro da anilha”, afirma o capitão da Polícia Ambiental Alessandro Daleck.

O criador que tiver um pássaro em situação irregular pode ser condenado a pegar até seis anos de prisão por falsificação de selo público, caso as anilhas sejam adulteradas. Além da pena, os responsáveis são multados em até R$ 5 mil por espécie ameaçada de extinção. “Os pássaros que são apreendidos terão uma destinação adequada, como devolvidos a natureza”, diz o capitão. A operação segue durante todo o dia desta quinta-feira (31). (Fonte: G1)


Comments